Compliance – Moda ou Realidade?

Há algum tempo ouvimos, em especial no meio empresarial e na mídia, a palavra COMPLIANCE repetida inúmeras vezes e, geralmente, associada à prevenção de corrupção.

Ocorre que fala-se muito a palavra COMPLIANCE, termo em inglês, até de difícil pronuncia para muitos, e pouco se explica sobre: do que se trata, para que e para quem serve, o que dá a muitos a equivocada impressão de que é apenas mais um termo “da moda”.

No entanto, Compliance, ou melhor, Programas de Compliance, que nada mais são do que Programas de Integridade e não se trata de moda, são uma realidade cuja exigência é cada dia mais comum no meio empresarial.

Sim, a adoção de Programas de Integridade por empresas torna-se a cada dia mais necessária e urgente! Sem dúvidas essa urgência é maior para alguns ramos de atividade, como, por exemplo, para empresas que realizam negócios com o Poder Público e, em muitos estados, como: RJ, MT, DF e GO, já veem os editais trazerem em seu bojo a necessidade de comprovação de Programas de Compliance ou Integridade para a manutenção dos contratos, mas isso não exclui as demais empresas, de todo porte e ramo de atividade da necessidade de atentarem para essa nova necessidade.

Um Programa de Compliance é parte integrante da Governança Corporativa (conjunto de processos, costumes e leis que norteiam a forma como uma organização é administrada, assunto complexo, mas essencial para o sucesso das organizações), o objetivo dele é garantir que a empresa esteja em conformidade com todas as normas externas e internas a que esteja exposta, reduzindo assim os riscos e gerando valor para a própria empresa e toda sua cadeia de “stakeholders” e, por fim, para a sociedade como um todo.

O Programa de Compliance passa pela prevenção à corrupção, mas não se limita a ela, muito pelo contrário, a prevenção à corrupção é apenas um braço desse programa bem mais amplo e capaz de gerar enorme valor às organizações, seja pela proteção de seu patrimônio e imagem, seja pela redução de custos e perdas, em especial com fraudes, que ele é capaz de evitar.

Falar de Compliance, buscar profissionais e empresas habilitadas para a implementação ou orientação para a implementação de um Programa de Integridade efetivo, mais do que demonstrar que sua empresa é séria e está preparada para crescer de forma sustentável e organizada, é garantir a sustentabilidade do negócio. Neste sentido a Pesquisa de 2018 da KPMG que demonstrou que para 59% dos respondentes o fortalecimento e comprometimento com o Compliance são fundamentais para o sucesso de estratégia das empresas.

Compliance não é moda! Ter um Programa de Compliance é algo necessário e que deve ser tratado com a máxima atenção por TODAS as empresas, não importando o porte ou ramo de atuação.

O BCompliance desenvolveu metodologia para implementação de Programas de Compliance, bem como produtos para suporte a Programas de Compliance, tudo para atender às necessidades das mais diversas empresas.

BCompliance – Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação a serviço da Ética e da Integridade.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>