Compliance para Franquias – Um diferencial?

O termo franquia é utilizado para representar uma relação entre franqueado e franqueador, os direitos e deveres desta relação e a unidade operada pelo franqueado.

Ao optar por transformar seu negócio em uma Franquia o empresário franqueador vê-se diante e alguns dilemas, dentre os quais, o principal é: a proteção da reputação e da cultura organizacional de uma marca que levou anos para ser construída e solidificar-se no mercado.

Isso porque, ao abrir unidades de franquia de sua empresa, o franqueador perde parcialmente o controle sobre a mesma, sua administração e ocorrências.

Por outro lado, um franqueado, para optar por investir seu capital e força de trabalho em uma Franquia busca a segurança de estar investindo em uma marca já consolidada no mercado, cujas práticas e métodos já se mostram sólidos e rentáveis.

Por esses motivos é que podemos perceber a importância destas marcas, que tornam-se franquias, contarem com um Programa de Compliance efetivo e robusto, que garanta tanto ao franqueador quanto ao franqueado a segurança e respaldo necessários para o crescimento e estruturação dos negócios.

Como já falamos, em artigos anteriores em nosso blog, um Programa de Complaince funciona como um dos Pilares da Governança Corporativa, cabendo a ele a detecção e mitigação dos mais variados riscos, analisando o funcionamento da companhia e assegurando que as condutas dos agentes internos e externos estejam perfeitamente alinhadas às regras administrativas e legais, o que faz por meio de prevenção, detecção e correção constante de não conformidades.

Percebemos, portanto, que contar com um Programa de Compliance, mais do que uma forma de tornar a operação mais segura, é uma forma de tornar uma marca mais atrativa para investidores (possíveis franqueados), os quais terão meios de conhecer a cultura organizacional, as condutas aceitas e esperadas pelo franqueador e, assim, identificar as marcas que mais se adequem a seu perfil e aptidões.

Afinal, investir em uma franquia nada mais é do que – de forma regulamentada legalmente – iniciar uma parceria, na qual transparência e identificação de propósito serão sempre fundamentais.

Podemos concluir, pelo todo exposto que para Franquias o Programa de Compliance é um importante diferencial, capaz de fazer toda a diferença no resultado positivo de expansão de uma marca / modelo e negócio, resguardando todas as partes envolvidas na relação (franqueado e franqueador).

O BCompliance, atento ao movimento do mercado de Franchising Brasileiro, que cresce anualmente, em especial, nos últimos anos, no mundo digital, desenvolveu metodologia de implementação e gestão de Programas de Compliance para Franquias. Entre em contato conosco e saiba mais!

BCompliance – Desenvolvimento, Tecnologia e Informação a serviço da Ética e da Integridade.

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